SEDE: Rua Libero Badaró, 158 - 1°Andar - Centro / São Paulo - SP | CEP 01008-000 | Fone: 3107.2767 Fax: 3101.1685
18/10/2012

Trabalhador já pode consultar saldo de FGTS pelo celular ou internet

 
A CUT e as demais centrais sindicais assinaram nesta quinta-feira (18) um acordo de cooperação técnica com a Caixa Econômica Federal para divulgar os novos canais de informações da conta vinculada do FGTS.

A partir de agora, os/as trabalhadores/as poderão receber informações atualizadas de saldo, depósitos e saques do FGTS no celular, por meio de mensagens SMS e também poderão consultar seus extratos na internet.

Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, essa parceria das centrais com a Caixa contribui fortemente para aumentar a transparência, o acompanhamento e a participação na gestão do FGTS. Ele elogiou a gestão atual da Caixa e lembrou das dificuldades que os representantes dos trabalhadores enfrentavam na época do governo FHC.

"Além dos empregados da Caixa não terem reajuste salarial, no governo FHC não havia mecanismos de acompanhamento dos dados da conta do FGTS por parte dos trabalhadores e dos sindicatos".

Segundo Vagner, a maior participação dos sindicatos tanto no Conselho Curador quanto no Conselho Gestor do FGTS é que possibilitou esta parceria que garante, inclusive, que os trabalhadores fiscalizem seus saldos, suas movimentações e, principalmente, chequem se os patrões estão, de fato, recolhendo mensalmente o fundo de garantia.

Para ampliar a divulgação e explicar didaticamente como os trabalhadores podem aderir aos novos canais, a Caixa e as centrais sindicais vão elaborar um plano de trabalho para estruturar as ações conjuntas para divulgação e implementação dos novos canais de acompanhamento da conta em todo território nacional.

Acesso aos novos canais

Para ter acesso aos serviços por meio do celular ou da internet é necessário fazer a adesão nos sites do FGTS ou da Caixa.

SALDO VIA CELULAR

Para receber informações pelo celular é preciso aderir ao serviço de mensagem se inscrevendo no site do FGTS.

Basta acessar o link http://www.fgts.gov.br/trabalhador/servicos_online/msg_celular.asp, clicar no link "consultar saldo do FGTS via celular" e preencher os campos com o número do NIS (PIS/PASEP), sua senha de internet e o código de verificação - as letras e números que aparecem ao lado - e clicar no OK.

SALDO VIA INTERNET

Para consultar o extrato na internet, basta cadastrar senha nos sites do FGTS (http://www.fgts.gov.br/) ou da Caixa (http://www.caixa.gov.br/fgts/).

Segundo a Caixa, a consulta e acompanhamento da conta vinculada pela internet já é utilizado por cerca de 800 mil trabalhadores/as - com as adesões ao novo serviço, esse número deve pular para 3 milhões.

A adesão aos novos serviços é facultativa. Quem quiser, pode continuar recebendo o extrato bimestral do FGTS em casa.

Com a parceria, a Caixa quer alcançar mais de 27 milhões de cadastros ao serviço de consulta por canais alternativos.


Fonte: CUT

Últimas Notícias

índice de notícias

web80.com
Jornal Brasil Atual
AO VIVO


Vídeo